Com um novo conceito é possível fazer ao alimentos durarem mais na geladeira
Um pequeno dispositivo pode utilizar de forma eficiente e sustentável o gás carbônico que está em nosso meio. A proposta do Fresh CO2 é aproveitar o composto químico presente no ar para reforçar a capacidade de refrigeração das geladeiras convencionais.
Elaborado pelos designers chineses Feng Cheng-Tsung, Wang Bo-Jin e Lin Yao-Chieh, o dispositivo faz o controle da oxidação dos produtos, principalmente dos vegetais, evitando que eles murchem. Segundo a descrição de seus desenvolvedores, os benefícios do gás carbônico em relação a outros materiais é que ele não tem cheiro, não é tóxico e possui uma estrutura molecular estável.
O Fresh CO2 também é capaz de preservar por mais tempo refrigerantes, cervejas, entre outras bebidas, e até mesmo o tabaco. Para funcionar, o equipamento precisa captar a energia solar e o gás carbônico do ar. Para isso, é só instalar o dispositivo na janela de sua casa. Após algumas horas de captação, basta conectar o dispositivo na geladeira, e pronto.
O projeto é um dos indicados ao Lite-On Awards 2011, que premia projetos que se destacam nos quesitos inovação, tecnologia e praticidade. O tema da premiação deste ano é tecnologia capaz de reaproveitar recursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário